O que é a Psicologia? Por que você precisa dela?
GERAL
Tania Raposo
4/23/20242 min leer


Se tivermos que definir a Psicologia de um jeito formal, poderíamos dizer que ela é uma profissão e uma ciência a serviço do bem estar biopsicossocial da humanidade. Bom, essa é uma definição adequada, porém não expressa, totalmente à contento, o que ela representa e os efeitos que pode ter na vida das pessoas.
Assim, peço licença a você leitor para descrevê-la como eu a vejo. Peço licença poética, na esperança de que minha descrição elucide melhor a Psicologia e você consiga compreendê-la como eu. Então, licença…
Psicologia é um lugar!
Um lugar de encontro entre dois ou mais universos. Cada pessoa envolvida na psicoterapia - individual ou de grupo - é um universo em si mesmo. Cada qual com sua história, suas vivências e experiências, seus sonhos e seus projetos, suas alegrias e suas dores, enfim, um universo com formas e cores próprias.
Quando há “encontro de universos”, há crescimento, há troca, há interação, há benefícios. Uma pessoa/universo, contribuindo com o outro universo sem, contudo, perder seu próprio ponto gravitacional.
A Psicologia é um lugar!
Um lugar onde cada um pode ser quem é, ainda que não se saiba quem seja… É um lugar de descobertas. Na psicoterapia, se descobre gostos e desgostos. Se descobre sonhos e se encerram pesadelos. Se descobre possibilidades e se redescobre caminhos possíveis outrora abandonados.
A Psicologia é um lugar!
Lugar de transformação. De transformar ações, de formar pensamentos, de “desenformar” o que foi posto numa forma… Lugar de dar forma, se a fôrma agradar!
Psicologia é um lugar!
Lugar de sensações. Lugar de choro e de riso. Lugar de lembrar, sentir o que se lembrou, pensar sobre o lembrado e de sentir coisas novas com memórias antigas. Lugar de ressignificar sem medo de sentir e de pensar.
Psicologia é um lugar!
Um lugar de espelho. Espelho mágico! Espelho revelador, revela a dor mas ao mesmo tempo reflete algo novo, algo melhor, algo nunca antes percebido e provavelmente, nunca aceito.
A Psicologia é um lugar!
Lugar de prevenção.
A Psicologia serve às pessoas. Serve a “universos”. A dor não precisa de psicologia, o medo não precisa de psicologia, a angústia e a tristeza não precisam de psicologia. Tudo isso funciona sem ela.
Pessoas também não precisam de psicologia…
Pessoas deveriam USUFRUIR da psicologia como um bom lugar para se frequentar. Não somente quando o caminho está ruim, mas quando a vontade é de que o caminho seja bom e o destino melhor ainda.
A Psicologia é um lugar de bons caminhos e de excelentes destinos…